FALECEU

 Dr. António Cláudio

Aos 91 anos de idade faleceu em Almeirim, sua terra natal, o Dr. António Cláudio, vítima de doença prolongada.

O Dr. António Cláudio - etnógrafo e folclorista, músico, historiador e poeta - dedicou uma grande parte da sua vida à cultura, nomeadamente à história local e às tradições populares de Almeirim.

Foi vereador da Câmara Municipal de Almeirim durante dezasseis anos e dirigiu a Biblioteca Municipal de Almeirim, onde desenvolveu um trabalho notável ao nível da pesquisa e divulgação de aspectos históricos e sociais do concelho de Almeirim, tendo sido o responsável pela edição do Boletim Municipal e dos Cadernos Culturais.

Desde sempre sensível às questões culturais, o Dr. António Cláudio promoveu diversos espectáculos sócio-culturais e recreativos, produziu e apresentou programas radiofónicos, colaborou assiduamente na comunicação social de âmbito regional, e escreveu diversas peças de teatros e livros de poesia.

Licenciado em História, o Dr. António Cláudio foi músico filarmónico e membro fundador do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Almeirim, a cuja direcção presidiu durante largas décadas. Integrou a Comissão Executiva do Festival Internacional de Folclore de Santarém, e foi membro da Federação do Folclore Português, tendo integrado o Conselho Técnico Regional do Ribatejo e presidido à Assembleia Geral da Federação.

À Família enlutada e ao Rancho Folclórico de Almeirim apresentamos a expressão respeitosa das nossas condolências.

O funeral realiza-se hoje, dia 18 de março de 2019, pelas 11:30 horas, em Almeirim.

A Direção

Informação de Falecimento - Dr. António Cláudio

FALECEU

Rogério Castro

 

Cumpre-nos o doloroso dever de informar que faleceu o Senhor Rogério Castro, fundador do Rancho Folclórico de Zebreiros.

O funeral realiza-se amanhã, dia 19 de março de 2019, pelas 16:00 horas, na Capela Mortuária de Compostela, onde o corpo se encontra em câmara ardente. Seguindo-se o enterro no Cemitério local.

A Direção da Federação do Folclore Português apresenta à família enlutada os sentidos pêsames.

A Direção

Informação de Falecimento

::ALERTA:: Consignação IRS


Entre 1 de Abril e 30 de Junho decorrerá o prazo de entrega da declaração de IRS referente a rendimentos auferidos em 2018.

A Federação do Folclore Português, poderá novamente este ano usufruir do benefício de 0.5% do valor que o contribuinte tenha a pagar, sem qualquer custo adicional para o contribuinte.

Para que a Federação do Folclore Português possa usufruir deste benefício será necessário que o contribuinte, previamente, até 31 de Março, aceda ao portal das finanças e indique a entidade que pretende apoiar, através da área da consignação do IRS e do IVA

 

NIF 500 801 878

Estará assim a apoiar, sem qualquer custo, a atividade da Federação do Folclore Português, na defesa da cultura tradicional e popular portuguesa.

Relembramos os estimados associados, que temos em curso o desenvolvimento do Centro de Documentação Etnográfica e obras de manutenção/melhoramentos do Centro Cultural do Folclore Português, pelo que, o vosso apoio é sobremaneira importante.

Agradecemos que enviem estas notas aos vossos contactos.


Com a melhor atenção,

Pela Direção

Fábio Pinto

Responsável do Gabinete de Comunicação e Imagem

 

Consignação do IRS

COMUNICADO 3/2019

 XXVII International Folk Festival Nowa Ruda-  Polónia

Exmos Senhores associados,

Vimos por este meio dar a conhecer um festival em Now Ruda na Polónia, com as seguintes condições:

Data do festival: 06 de Agosto 2018 a 12 de Agosto 2018

Condições do festival:

Data de chegada: 06.08.2019

Data de partida: 12.08.2019

  • Número de participantes : até 35 elementos incluindo motorista/acompanhante
  • Idade: superior a 16 anos
  • Alojamento em Centro Desportivo : http://www.centrum.ng.pl/oferta/baza-noclegowa
  • 3 Refeições por dia
  • Deverão apresentar um programa de 15 minutos e dois programas de 20 minutos
  • Música ao vivo obrigatória
  • Os grupos serão responsáveis pelos custos de viagem até ao local do festival e seguro de viagem / seguro de acidente de todos participantes
  • Para os grupos que decidem viajar de avião, a Organização poderá ajudar a organizar a viagem ate Nowa Ruda mas todos os custos da viagem ate Nowa Ruda será da responsabilidade do grupo participante
  • Os grupos têm a obrigação de participar no Desfile Etnográfico com trajes, danças e música tradicional
  • Todos os grupos deverão respeitar o programa estabelecido pela Organização e que será entregue á chegada.
  • A Organização reserve-se o direito de tirar fotografias, filmar e utilizar esse material publicitário para divulgação do evento sem que o grupo tenha direito a qualquer tipo de retorno monetário.
  • Durante o Festival haverá várias cerimónias com o Presidente da Câmara e Organização do evento

Este festival destina-se unicamente aos grupos efetivos; As candidaturas serão avalidadas pelo Conselho Técnico Nacional para aval final antes do envio das mesmas para a Organização do Festival.

Os grupos interessados deverão enviar uma ou duas fotos, um historial em inglês,link de video do youtube, link facebook.

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o Gabinete Internacional através do mail internacional@ffp.pt ou para a Secretaria da FFP através do mail secretaria@ffp.pt

Com os meus melhores cumprimentos

Responsável do Gabinete de Relações internacionais da FFP

Carla Meira

Gabinete de Relações Internacionais - Nowa Ruda - Polónia

COMUNICADO 2/2019

 18º Raduno Internazionale de Foklore

 Calabria - Itália

Exmos Senhores associados,

Vimos por este meio dar a conhecer um festival internacional em Itália nas seguintes condições:

Organização: Group Folk Minos San Demetrio

Data do festival: 07 de Agosto a 14 de Agosto 2019

(O Festival começa dia 08 Agosto ao final da tarde e acaba dia 13 de Agosto á noite)

Local de realização: Mosorrofa – Calabria - Itália

Condições do festival:

Data de chegada: 07 de Agosto as 15.00hrs

Data de partida: 14 de Agosto depois do pequeno almoço

  • Número de participantes : 30 a 32 elementos incluindo os motoristas
  • Idade: 16 a 35 anos, exepto os músicos
  • Alojamento em pousada de juventude ou escolas
  • 3 Refeições por dia
  • 20 a 30 minutos de actuação com máximo de 60 minutos
  • Música ao vivo obrigatória
  • Os grupos serão responsáveis pelos custos de viagem até ao local do festival e seguro de viagem / seguro de acidente dos participantes
  • Para os grupos que decidem viajar de avião, o grupo organizador assegura o transporte desde o Aeroporto de Reggio Calabria ou Lamezia Terma até ao local do festival e vice versa.

Este festival destina-se unicamente aos grupos efetivos.

Os grupos interessados deverão enviar uma ou duas fotos, um historial em inglês,link de video do youtube, link facebook.

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o Gabinete Internacional através do mail internacional@ffp.pt ou para a Secretaria da FFP através do mail secretaria@ffp.pt

As candidaturas serão enviadas para os Coordenadores e Conselheiros Técnicos da Região para aprovação antes do envio das mesmas para a Organização do Festival.

Estamos ao v/ dispor para qualquer esclarecimento adicional

Com os meus melhores cumprimentos

Responsável do Gabinete de Relações internacionais da FFP

Carla Meira

Gabinete de Relações Internacionais - Calábria - Itália

COMUNICADO 1/2019

 33º Festival Internacional Danças Folcloricas “Golden Karagoz”

Cidade de Bursa - Turquia

Exmos Senhores associados,

Grupos efetivos da FFP,

Vimos por este meio dar a conhecer um festival divulgado pela Direção Regional da Cultura do Centro

Data de realização do festival: 7.07.2019 até 12.07.2019

Local de realização: Bursa - Turquia

Condições do festival:

Data de chegada: 06 de Julho 2019 á noite

Data de partida: 13 de Julho 2019 as 12.00hrs

  • Número máximo de participantes: 35 pessoas incluido Directores, Acompanhantes, Dançarinos, Tocadores
  • Idade superior a 16 Anos
  • Música ao vivo obrigatória
  • Os grupos que chegam depois de 07 de Julho já não serão aceites no festival
  • Alojamento, 3 refeições por dia, custos de deslocação em Bursa – por conta da Organização
  • 3 Refeições por dia, fornecidas pela Organização
  • Viagem até Bursa por conta do grupo participante – a obtenção dos vistos e seguro de sáude é da responsabilidade de cada participante
  • Cada grupo deverá ter pelo menos uma pessoa que fale inglês, uma vez quer será a língua falada no Festival.
  • Se o grupo viajar de avião, Organização responabiliza-se pela deslocação do grupo desde o Aeroporto de Bursa ate ao local do festival e vice versa.
  • Se o grupo viajar de autocarro, Organização responsabiliza-se pelo pagamento de fuel desde a fronteira da Turquia até Bursa e vice versa.
  • O regulamento do festival deverá ser cumprido por todos os elementos do grupo durante a participação no mesmo

 (Restantes condições do festival estão anexas á circular para melhor análise das mesmas.)

 Este festival destina-se unicamente aos grupos efetivos, sendo que todas as candidaturas serão enviadas para os Coordenadores técnicos da região para aprovação prévia.

Os grupos interessados deverão enviar 5 ou 6 fotos do grupo de boa resolução, links video e historial em inglês.

Todas as candidaturas deverão ser enviadas para o Gabinete Internacional através do mail internacional@ffp.pt ou para a Secretaria da FFP através do mail secretaria@ffp.pt

Estamos ao v/ dispor para qualquer esclarecimento adicional

Com os meus melhores cumprimentos

Responsável do Gabinete de Relações internacionais da FFP

Carla Meira

Gabinete de Relações Internacionais - Bursa - Turquia